O Casarão

Por que Piemont?

Piemont é uma região localizada ao norte da Itália entre os vales, perfeita para quem admira a simplicidade das coisas, os bons vinhos e a gastronomia de primeira. Também é a região de onde alguns fundadores da antiga casa vieram.

A casa, conforme consta em documentos, é a mais antiga da cidade de Farroupilha. Sua construção iniciou em 1872-1873, quando os primeiros imigrantes vindos da atual República Tcheca se estabeleceram em Linha Boêmios.

Fazer a sua festa na Casa Piemont não é apenas um evento, mas sim uma viagem cultural pelo passado.

A fundação do espaço e os imigrantes

Os imigrantes chegavam em São Sebastião do Caí e seguiam pela estrada rumo a Boêmios, que passa pela cidade de Feliz, Alto Feliz, e outras localidades. Os primeiros donos foram a Família Fischer em 1873. Posteriormente foi vendida para a família alemã de sobrenome Dietrich, e por fim chegou à família italiana Zanella, onde foi ampliada.

Em 2001 a propriedade foi adquirida pela família Menti, na qual foi restaurada mantendo todas as suas características originais preservadas. As madeiras utilizadas no teto são originais também. Elas eram cortadas com machado no mato e trazidas com auxílio de animais de carga. As marcas dos machados, marcações de encaixe, e a parte enxaimel original foram preservadas também.

Características que duram por quase 150 anos

Durante a restauração, encontrou-se sobre a porta principal, um grande arco, característico de igrejas. Em pesquisas feitas, descobriu-se que a casa inicialmente serviu como uma capela, e posteriormente a capela Nossa Senhora Auxiliadora foi construída próxima.

As pesquisas revelaram que a casa servira como estalagem, parada para tropeiros e até um antigo salão de bailes durante os anos 30.

A Capela de Nossa Senhora Auxiliadora

A aconchegante capela Nossa Senhora Auxiliadora se encontra ao lado de La Casa Piemont onde podem ser realizados casamentos e tem sua data de construção de 1921.